Tipos psicológicos

Uma coisa que tem me interessado ultimamente são os tipos psicológicos que se originaram na mente do Carl Jung. São 16 perfis, divididos em 4 categorias, que podem ser vistos neste site, em inglês:

http://www.mypersonality.info/personality-types/

Como explica no site, sempre funciona assim: Extroversão ou Introversão (E ou I), Sensorial ou Intuitivo (S ou N), Racional ou Sentimental (T ou F) e Julgamento ou Percepção (J ou P).

Pegando os meus personagens para dar exemplos, ficaria assim:

Naomy e Satoshi – INFJ. Ambos são introvertidos (I), possuem uma excelente intuição (N. É do tipo introvertida, como função principal), tomam as decisões mais pelo modo como se sentem do que pela razão (F – Feeling, ou seja, são mais sentimentais, e possuem o sentimento extrovertido como função secundária) e são organizados, fazem muitos planos (J).

Namie e Lexus – INFP. Apesar de não parecer, Namie não é uma garota realmente organizada, e o mesmo vale para o Lexus. Ambos não são de fazer planos, só fazem para o que julgam ser bem necessário, por isso o P. São introvertidos e temperamentais, e usam bem a intuição extrovertida, que é a função secundária deles. Como função primária está o sentimento introvertido.

Os extrovertidos seriam Kaoru, Naoko, Shoichi e Satoko. Mas falarei deles em outro post, daqui algumas semanas. Mesmo porque, a Satoko ainda nem apareceu, assim como o Shoichi. Enquanto não falo deles, falarei do Heydo e do Fours, daqui algum tempo. Poderei entrar em mais detalhes sobre os personagens quando postar mais capítulos.

Esse post foi publicado em Posts. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Tipos psicológicos

  1. Yokuo disse:

    Esse site é muito legal! Eu já tinha feito esse teste há bastante tempo e, adivinhe? Assim como a Naomy e o Satoshi, eu sou um INFJ. Na faculdade, como eu faço Psicologia, tive de fazer um trabalho sobre um teste parecido, que se chama QUATI. Ele é ainda um pouco mais detalhado do que esse aí (que é o teste de Myers-Briggs), mas os resultados são parecidos.

    Eu cheguei a atribuir tipos psicológicos para os meus personagens também. O Gabriel seria ENFP, e o Felipe seria ENTP. A Riko seria ESTJ, e a Rumiko seria INTJ.

    Pelo menos… até uma análise melhor de cada tipo psicológico, hehe.

    • LexusYK disse:

      Muito bom vê-lo novamente aqui, Rafael.

      Sim, os tipos psicológicos são muito legais e, como eu te disse certa vez no MSN, também sou um INFJ. Na verdade, às vezes sou mais um INTJ. Ocorre uma variação, não é tão incomum, ainda mais quando a função principal é a mesma.

      A Naomy, por exemplo, foi uma ENTJ por alguns anos, no passado dela, que exigiu, digamos, uma separação dela. Ela teve que se separar da Namie e dos outros, como será explicado mais à frente. Basicamente, ficou obcecada por poderes e fez coisas que não dá para dizer que ela faria em condições normais. Chegou ao ponto de não ser mais realmente ela mesma, é o máximo que posso dizer.

      Enfim, muito obrigado pelo seu comentário. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s